Alentejo

Alentejo

Arraiolos. Portugal, Alentejo
  • Geral
  • Alto Alentejo
  • Alentejo Central
  • Baixo Alentejo
  • Litoral
  • Onde se hospedar

Alentenjo é a maior região de Portugal e onde estão os melhores vinhos, as paisagens mais bucólicas e até praias paradisíacas. Do litoral à fronteira com a Espanha, Alentejo reúne os vilarejos mais charmosos da Europa, com suas ruas de pedra e pôr-do-sol encantador.

Alentejo é dividida em cinco regiões, das quais você pode escolher para desfrutar suas férias em Portugal Não fique com dúvidas antes de viajar! C

Confira as dicas sobre Alentejo!

No Alto Alentejo estão as principais vilas como Elvas,Marvão e Castelo De Vide.Por ser uma região de transição ela é considerada uma Alentejo diferente, e compõe seu cenário com inúmera aldeias, serras e planícies.

Em Elvas você vai conhecer o Patrimônio Mundial da Humanidade, o maior forte do mundo, em formato da estrela. Uma cidade repleta de aquedutos, igrejas e muralhas, te convida para uma imersão histórica, próxima a divisa da Espanha e cheia de charme.

Marvão também é famosa por suas muralhas e uma paisagem exuberante. Com casinhas pitorescas e uma ar de conto de fadas, suas ruas se enchem de flores coloridas e do alto do penhasco se vê toda a planície.  Com praças igrejas e o famoso Castelo de Marvão, não tenha dúvida na hora de inserir esse destino no seu roteiro para Alentejo.

Castel de Vide é uma atração por si só. Aos pés da colina você pode observar o Castelo Medieval d D. Dinis e a Fortaleza de São Roque. No centro Cultura da cidade você pode visitar as feiras que acontecem durante o ano todo.

No Alentejo central estão as principais cidades de Alentejo e as mais belas, segundo os turistas. Começando por Évora, Patrimônio Mundial da Humanidade, nomeado pela Unesco. No pé de uma colina, daqui se pode observar toda a planície alentejana e a imponente Catedral de Évora, enquanto passeia por suas ruas estreitas que lembram toda a história da cidade. Pra quem quer conhecer a região de outra perspectiva, vale a pena um maravilhoso passeio de balão.

De Évora, você pode dar um pulo até Arraiolos, há 20 km de distância. Aqui é boa para fazer compras e conhecer os tapetes e azulejos, feitos desde século XII. Aqui você tem uma bela experiência gastronômica e provar os deliciosos Pastéis de Toucinho e as Empanadas Arraiolos.

Dividida em Zona Baixa e Vila Nova (comercial), Estremoz é considerada a “cidade branca” por ser rica em mármore branco, o qual decora toda a cidade, transformando essa região alentejana em tranquilo passeio por Portugal.

Monsaraz apesar de não ter muitas atrações propriamente ditas, encanta qualquer visitante. Com suas casinhas tombadas e tons de branco e azul, suas rua ruelas e paisagem te convidam para um olhar mais fundo, e apreciar a calmaria de uma cidade pequena. A poucos quilômetros, você pode visitar a praia fluvial, no lago da Barragem em Alqueva e conhecer o Cromeleque do Xerez, um círculo de pedras, feito entre o 3º e 4º milênio.

Por falar em muralhas, mais uma cidade está cercada por elas, Beja a capital do Baixo Alentejo. Mesmo sendo uma capital, não recebe tantos turistas como outras sub-regiões. Mas, isso não que dizer que aqui não há encantos. Cercada por plantações de trigo, Beja está localizada na Zonta Turística conhecida por Planície Dourada.

No Alentejo Litoral está Sines, uma praia de se perder de vista, com horizonte azul transparente e as típicas casinhas brancas de Portugal. Conhecida por ser berço de Vasco da Gama, aqui você pode variar um pouco o passeio e dar um bom mergulho no mar. Mas claro, Castelos e muralhas também não faltam por aqui.

Como a região é grande e você pode não conseguir visitar tudo, devido à distância, é melhor escolher uma cidade preferida para se hospedar e conhecer os encantos que tem ao redor. Ou então se hospedar mais de uma cidade para curtir tudo com calma.

Alemejo_Monsaraz
%d blogueiros gostam disto: